Casa de Caridade Dr. Rubens Nilo

A Campanha da Fraternidade (CF) 2023. A data, marcada pelo início do Tempo Litúrgico da Quaresma e preparação para Páscoa, é tradicionalmente o período de lançamento da CF – iniciativa criada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) como uma “expressão da caridade e da solidariedade em favor da dignidade do ser humano, dos filhos e filhas de Deus”.

Neste ano, o tema da Campanha da Fraternidade é “Fraternidade e Fome”, com o lema “Dai-lhes vós mesmos de comer!” (Mt 14, 16). A pauta propõe a reflexão e o enfrentamento ao flagelo da fome por meio de compromissos que transformem a realidade a partir do Evangelho de Jesus Cristo (CNBB, 2022).

A CF 2023 tem como objetivo geral “sensibilizar a sociedade e a Igreja para enfrentarem o flagelo da fome, sofrido por uma multidão de irmãos e irmãs, por meio de compromissos que transformem esta realidade a partir do Evangelho de Jesus Cristo” (CNBB, 2022). pesquisa realizada 23/11/23 na página https://www.ubec.edu.br/campanha-da-fraternidade-2023-fraternidade-e-fome.

A Casa de Caridade de Itanhandu, sensibilizada ao lema da Campanha da Fraternidade “Dai-lhes vós mesmos de comer!” (Mt 14, 16). Mediante a realidade dos nossos atendimentos e as necessidades variada, destacando a nutricional de seus pacientes se propôs a realizar o PROJETO “ACOLHENDO COM SAÚDE”.

Esses pacientes permanecem com seus acompanhantes. E a Instituição oferece alimentação complementar aos acompanhantes tendo essa conduta baseada numa iniciativa de humanização do atendimento prestado para favorecer o acolhimento das pessoas atendidas pela Instituição lembrado que pelas diretrizes do SUS essa alimentação para o acompanhante se faz necessária.

O Projeto atendeu a temática dos objetivos da Campanha da Fraternidade em seu primeiro eixo “ ALIMENTAÇÃO – AUXÍLIO AS SITUAÇÕES DE INSEGURANÇA ALIMENTAR E VULNERABILIDADE SOCIAL”

Dessa forma a Instituição Casa de Caridade de Itanhandu está em parceria com a CNBB para atender as mais 100 refeições oferecidas aos pacientes acompanhantes. Lembrando que são servidas ao total 2 refeições e 2 cafés e 1 chá a noite.

A dieta hospitalar é importante por garantir o fornecimento de nutrientes aos pacientes internados e assim preservar ou recuperar seu estado nutricional.

Objetivos específicos:
Auxiliar no combate à desnutrição; Garantir o fornecimento de 5 refeições; proporcionar aos atendidos a oferta alimentar como forma de aconchego e acolhimento nutricional;

Diminuir a morbidade, bem como, o tempo e o custo da hospitalização; Oferecer através dos preceitos cristãos, o enfrentamento da fome e de situações de vulnerabilidade alimentar dos pacientes e familiares fragilizados pelo processo saúde/ doença.

Texto composto pela pesquisa e fragmentos do texto original do Projeto ‘Acolhendo com Saúde”
https://www.ubec.edu.br/campanha-da-fraternidade-2023-fraternidade-e-fome.
SANTOS, Ricardo Souza Moreira Projeto “Acolhendo com Saúde”

Irmã Maria Clara de Jesus INSBC ( Instituto Nossa Senhora do Bom Conselho)